DIARIO DE BORDO 01 A 25/12/2014

IMAGENS DO DIARIO DE BORDO

CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA A NOSSA ENTREVISTA NA TV VERDES MARES

http://g1.globo.com/ceara/bom-dia-ce/videos/t/edicoes/v/casal-de-cearenses-percorre-toda-a-amercia-do-sul-de-carro/4010773/

DIARIO DE BORDO 01 a 25/12/2014

Depois de oito dias em Punta del Este-RU, onde tivemos oportunidade de também conhecer as Praias de Punta del Diablo, José Ignacio e La Paloma, chegou a hora de partir. Assim, dia 06 de dezembro seguimos em direção a Montevideo-RU e Colônia del Sacramento-RU. Na verdade, Tanto Punta del Este quanto Montevideo e Colônia del Sacramento, estavamos visitando pela sugenda vez pois na nossa Segunda Expedição já haviamos visitado estas cidades e também a Capital Federal. Esta segunda visita nos permitiu conhece-las melhor pois na visita anterior a chuva intensa não colaborou e a nossa estadia além de curta havia sido bastante prejudicada. Buenos Aires-RA, seria o nosso próximo destino e voltamos a fazer a travessia do Mar del Plata no Ferry Buquebus.

Dia 07 de dezembro, pela segunda vez na cidade, onde el Tango Vive, ficamos mais à vontade para percorrer as suas ruas, rever com mais calma alguns pontos turísticos, nos preparando para seguir viagem rumo a Ushuaia, extremo Sul da Argentina, cujo intinerário percorrido pela Ruta 3, corta as Provincias de Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego. Para nós, a partir dali era tudo desconhecido. Iniciamos viagem rumo a Patagonia dia 09 de dezembro alcançando a cidade de Mar del Plata-RA. Como no verão do Sul do Continente, os dias são mais longos, havendo luz do sol até por volta de 22:00hs, tivemos oportunidade de visitar a orla e o centro da cidade que gira em tono da peatonal San Martin. A cidade possui uma praia urbana bastante movimentada e curiosa. Toda extensão da orla é ocupada por barracas cercadas que cobram pelo acesso aos seus serviços, tornando-a uma praia quase privada. Para ter acesso ao mar, as pessoas que não pagam o serviço têm que procurar espaços entre as barracas usando as suas próprias cadeiras e guarda sol.

Baia Blanca-RA, nosso próximo destino é uma cidade tipicamente portuaria e pouco oferece no quesito turismo. Circulamos rapidamente pela cidade e pernoitamos em Punta Alta que fica nos seus arredores e serve como parada estratégica para quem viaja em direção a região mais austral. Ingressamos em Território Patagônico que oficialmente começa a partir do Rio Negro e chegamos em Puerto Madryn-RA, dia 10 de dezembro. Puerto Madryn é uma cidade bastante charmosa. Conhecida como a capital Nacional do Mergulho atrai gente do mundo inteiro que também a utilizam como base para passeios na Peninsula Valdez-RA, ou outras reserva ecológicas mais ao sul. Foi na peninsula Valdez, um verdadreiro santuário de vida marinha e terrestre que encanta a todos pela sua beleza impar, que pudemos observar Pinguins de Magalhães, Lobos e Elefantes marinhos. Com alguma sorte, chega-se a ver baleias Francas Austrais que de setembro a meados de dezembro passam a habitar as suas aguas profundas e protegidas para parir. Não tivemos esta sorte!

Continuando a nossa Expedição rumo a Comodoro Rivadávia-RA, passamos pela cidade de Gaiman-RA, e lá conhecemos a "Casa de Té Galesa" que foi visitada pela Princesa de Gales Lady Daiana. Lá saboreamos um autêntico chá galês acompanhado com uma grande variedade de tortas, pães e bolos, com destaque para a torta galesa. No mesmo dia conhecemos a Reserva Natural dos Bosques Petrificados. Este monumento natural abriga arvores petrificadas com uma idade aproximada de 75 milhões de anos cujo conjunto colorido em uma região desertica, formam um cenário paisagistico indescritível. Pernoitamos em Comodoro Rivadavia-RA, que têm significativa importância econômica em função de ser uma grande produtora de petróleo mas não têm muito a oferecer como destino turístico. Da mesma forma, Rio Galegos que no passado teve grande importância como produtor de lã, hoje também se destaca como produtora de petróleo. Nesta cidade dormimos no dia 15 de dezembro para no dia seguinte atravessar em um transbordador o Estreito de Magalhães e chegar em 16 de dezembro a Ushuaia-RA, considerada a cidade mais austral do mundo.

Para chegar em Ushuaia percorremos cerca de 120 km em estrada de rípio em territótio chileno e argentino, passando por três aduanas e enfrentando fortes rajadas de vento que nesta região da Patagônia chegam com facilidade a 120km. Ushuaia conhecida internacionalmente como "o fim do mundo" é visitada por turistas e aventureiros de todo o planeta. O turismo na cidade passou a ser explorado depois do fechamento do célebre presidio de Ushuaia em 1947. Da cidade podemos contemplar o Canal de Beagle, montanhas com picos nevados e nos arredores da cidade bosques, rios e os Lagos Escondido e Fagano. Visitamos o Parque Nacional Tierra Del Fuego com suas paisagens belíssimas e o incrivel Correio do Fim do Mundo, uma pequena estação postal do Correio Argentino operada por um simpático carteiro, de onde se pode enviar um cartão postal para qualquer lugar do mundo. Para testar a sua eficiência, enviamos um cartão postal para a nossa família no Brasil. Embarcamos no Trem do Fim do mundo cuja mão de obra dos presos foi utilizada para a construção das linhas ferreas e para a retirada de lenha para a cozinha e para o aquecimento do presidio. Navegamos de Catamarã pelo Canal de Beagle onde avistamos o famoso farol, aves como Cormorones, pinguins, leões marinhos e uma paisagem exuberante. Fizemos trekking no Glaciar Martial que do alto do seu mirante apresenta uma vista privilegiada da cidade e do o Canal de Beagle. Saboreamos o famoso centola e outros frutos do mar. Enfin foram dois dias intensos mas já era hora de partir.

Novamente na estrada, por carreteras do Chile e da Argentina, aduanas, vistorias de bagagens... A nossa passagem pelo Estreito de Magalhães que na ida foi tranquila nos permitindo contemplar o cenário durante toda a travessia, desta vez se apresentou extremamente instavel, com ondas arrebatadoras que chegavam a banhar os carros que estavam no convés do transbordador(o nosso levou um banho). Foi uma travessia "com emoción". Novamente no Chile, pé na estrada rumo a Punta Arenas-CH, mais surpresa. Depois de chuva e muito vento veio a neve. Por incrivel que pareça em um curto trecho da estrada nevou e tudo ficou branquinho. A patagônia é realmente surpreendente. Em Punta arenas conhecemos a Zona Franca, circulamos a pé pelo centro da cidade e de carro pela Costanera que margeia o Estreito de Magalhães - canal que por muito tempo serviu de principal conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Em Puerto Natales ficamos por mais tempo. Situada às margens do Canal Última Esperanza, com vista para as montanhas nevadas da Cordilheira do Andes, tem o Parque Nacional Torres del Paine como sua maior atração por isso, especialmente no verão, recebe uma grande quantidade de turistas e mochileiros do mundo todo. Fora da alta estação (outubro a abril) o frio é intenso e muitos locais não funcionam. Mesmo assim, os ventos fortes que sopram o ano inteiro, mesmo no verão provocam uma intensa sensação de frio, mesmo com temperatura entre 6ºC e 17ºC.

 

Mais uma vez na estrada, Aduana do Chile, depois da Argentina, agora rumo a El Calafate-RA. Localizada às margens do Lago Argentino a cidade respira turismo, suas ruas sempre cheias de viajantes do mundo inteiro é ponto de partida para o Parque Nacional Los Glaciares onde esta situado um dos maiores atrativos da Patagônia: o surpreendente e impactante Glaciar Perito Moreno. Foi esta cidade que escolhemos para passar o Natal. Aqui tivemos a oportunidade de vêlo de vários ângulos: Através das escadarias do parque, navegando de catamarã pelo Lago Argentino, fazendo trekking com orientação de guias especializados e ao final brindando com wisky servido com gelo do próprio glaciar. Faltam palavras para definir a beleza que é a imensidão de gelo cristalino com com tons azulados. Um gigante de 250km2 e 60 metros de altura em relação ao nível do lago. De uma turista brasileira que como nós também visitava o glaciar pela primeira vez ouvimos o seguinte comentário: "Por melhor que sejam as fotos que se consiga fazer deste local, nada se compara com a sensação de estar aqui presente e poder desfrutar do privilégio de contemplar este visual"

 

Escreva um novo comentário: (Clique aqui)

SimpleSite.com.br
Caracteres restantes: 160
CONCLUÍDO Enviando...

Mario e Carmen | Responder 14.03.2015 18.27

Narcelio, obrigado pelas palavras. Em breve estaremos postando Diario de Bordo atualizado até nossa chegada em Fortaleza.

Narcelio Meireles | Responder 13.03.2015 21.49

Parabéns pela belíssima viajem e roteiro dignimo de um jornalista.

Mario e Carmen | Responder 09.03.2015 13.21

Lúcia,Bira, ontem o Fantástico mostrou cenas dos locais que percorremos.Hoje a Novela Sete Vidas inicia com imagens da Patagônia.Viu a nossa entrevista no G1?

lucia rayol | Responder 09.03.2015 09.55

Mário e Carmem, saudades de vocês amigos queridos. Esta viagem com certeza foi espetacular, conheci alguns dos lugares que vocês visitaram,como os GLACIAS.Lindo

M. Assunção Crispim. | Responder 05.03.2015 23.02

Parabéns . Acredito que foi Maravilho, ver as imagens ao vivo .parabens ver a natureza bem de pertinho . Amiga o que você via nos livros agora você confirmou .

Mario e Carmen 07.03.2015 10.33

Assunção, obrigado pelas palavras. E continue nos acompanhando. Não deixe de ver a nossa entrevista no G1 do dia 04/03.

Dóris Azevedo | Responder 05.03.2015 15.19

Oi, Mário e Carmem!
Parabéns pelo bem viver.
Aguardamos apresentação no fantástico.
kkkkk

Mario e Carmen 07.03.2015 10.28

Dóris e Marcos, grande abraço. Continue nos acompanhando que ainda teremos emoções "fantásticas" para compartilhar com vocês.

Franci | Responder 05.03.2015 14.09

Muito massa, estão de Parabéns ...

Mario e Carmen 07.03.2015 10.36

Franci e Carlos que nos receberam em Paracatu-MG, grande abraço.

Ver todos os comentários

Comentários recentes

06.04 | 14:19

Brigado Luiz. Dedicamos esta conquista a vocês!
Grande Abraço!

...
06.04 | 11:20

Olá, pai e mãe. Muito orgulhoso pela aventura de vocês! Um grande abraço! Parabéns!

...
24.02 | 14:51

Brigado ao grande amigo e Monteverdeano Alvaro pelos seus comentários!
Mario & Carmen.

...
19.02 | 17:32

É contagiante mergulhar na narrativa e sentir a emoção de fazer parte dela... Parabéns amigos pelo desafio vencido... Desafio possível somente aos cortes...

...
Você curtiu esta página