DIARIO DE BORDO 01 A 30/11/2014

IMAGENS DO DIÁRIO DE BORDO

DE FORTALEZA-CEARÁ-BR ATÉ PUNTA DEL ESTE-MALDONADO-RU

Como haviamos programado, a terceira etapa da Expedition Extremos da América do Sul, foi iniciada em 01 de novembro de 2014 às 4:30 hs. O dia que antecedeu a nossa viagem foi todo dedicado ao acerto dos detalhes finais. Logo pela manhã, iniciamos o plantio das primeiras árvores que vão fazer parte de um total de 73, conforme previsto no nosso projeto. Depois iniciamos a arrumação das malas "arrumamalaê", verificação de documentos, acomodação da bagagem, abastecimento e checagem do carro, etc. Tudo de forma detalhada a fim de que nada fosse esquecido.

No primeiro dia, viajamos até a cidade de Bom Jesus-PI, onde pernoitamos, para no dia seguinte continuar viagem até Brasilia-DF. A cidade de Bom Jesus tem passado por um período de rápido crescimento populacional e econômico em função da sua expansão agrícola. Foi lá que encontramos com o amigo e empresário Narcélio Meireles que aproveitando esta oportunidade de negócio, investiu fortemente na implantação de um Mega Posto de Combustíveis e Serviços, em parceria com a Petrobras. Em Brasilia ficamos no apartamento do meu irmão Maurício que nos acompanhou juntamente com a sua esposa Helenice até a cidade de Caldas Novas-GO. Caldas Novas é conhecida em todo o Brasil como um dos maiores complexos hidrotermais do mundo. Lá ficamos descansando por dois dias para depois seguir rumo a Belo Horizonte-MG.

Na capital Mineira quem nos recebeu foi o amigo Adailton e sua esposa Andreia que juntamente com a sua família, nos proporcionaram momentos de convivência e passeios superagradáveis. Fizemos as nossas orações na Igreja de São Francisco de Assis na Pampulha, obra polêmica de Niemeyer, inaugurada em 1943 tombada pelo IPHAN. No décimo dia de viagem nos despedimos dos amigos de BH e seguimos para o Estado do Rio de Janeiro. Fizemos pousada em Penedo, bairro finlandês do município de Itatiaia. Fomos até Visconde de Mauá para conhecer alguns pontos da Serra da Mantiqueira com seus 1.300m de altitude, clima ameno, paisagens maravilhosas e trutas deliciosas.

No décimo segundo dia seguimos para encontrar os amigos Abel e Gisele em São José dos Campos-SP. No caminho paramos no famoso Hotel Villa Forte em Resende-RJ. Instalado em uma antiga fazenda do século XVIII, local próximo ao acidente que vitimou o 21º Presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, falecido em 22 de agosto de 1976, durante uma viagem de carro na Rodovia Presidente Dutra, antigo quilômetro 165 (atual quilômetro 328). Também fizemos uma parada em Aparecida do Norte-SP, no Vale do Paraíba para conhecer e orar na Basílica de Aparecida, segunda maior do mundo, depois da Basílica de São Pedro no Vaticano. Já na cidade de São José dos Campos-SP, na companhia dos amigos Abel e Gisele, fizemos vários passeios. Conhecemos e bebemos água na nascente do Rio Tietê em Salesópolis. Conhecido nacionalmente por atravessar, em seus 1 010 km, praticamente todo estado de São Paulo, de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país, a Capital Paulista. Ao contrário de outros rios, apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior. Na represa de Paraibuna onde por duas vezes fizemos travessía de balsa, tivemos uma visão dos estragos produzidos pela estiagem, terras anteriormente alagadas hoje estão descobertas e servem de pastagem para o gado que se alimenta junto a embarcações encalhadas. Fomos a Guararema, conhecida nacionalmente como "A Cidade das Orquídeas" e São Luiz do Paraitinga, onde em 1872 nasceu Osvaldo Cruz. Importante destino turístico da região do Vale do Paraíba, em particular, pelo seu Centro Histórico, tombado como Patrimônio Cultural Nacional, e suas tradições , incluindo a Folia do Divino e o Carnaval de Marchinhas. Nos primeiros dias de 2010, a cidade sofreu com uma forte enchente do Rio Paraitinga que a fez perder oito de seus edifícios históricos, incluindo a Igreja Matriz do município, construída no século XVII. A Igreja Matriz do município era o principal símbolo da cidade e desabou sobre si mesma devido à chuva. As imagens foram registradas por um cinegrafista amador e exibidas em vários telejornais do país. Hoje esta mesma igreja foi totalmente reconstruída preservando o seu formato original.

De São Paulo rumamos para o Paraná. Seguimos pela Estrada da Graciosa que no passado era utilizada por tropeiros que viajavam em direção ao litoral do estado. Repleta de hortênsias, a estrada atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil. Todo percurso é marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Por isso, em 1993, parte do trecho da Serra foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlãntica. Chegamos em Pontal do Sul no município de Paranaguá e ficamos hospedados por dois dias na casa de um amigo do Maurício, que serviu de base para conhecermos a Ilha do Mel. A ilha fica localizada na foz da Baía de Paranaguá-PR. Sendo uma formação geológica de interesse ecológico está protegida como Parque Estadual e possui um programa de gestão rigorosa. Motor de tração ou animal não é permitido. A ilha possui quatro pontos turísticos bastante visitados que podem ser alcançados através de caminhadas ou de barcos: ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e Farol das Conchas e ao sul a Vila de Encantadas. Seguindo na direção mais ao sul no estado de Santa Catarina, fizemos uma parada na praia de Guarda do Embaú. Localizada no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, e a 60 Km ao sul da capital. O nome deve-se aos baús com tesouros que foram enterrados na praia pelos jesuítas, durante a Guerra dos Farrapos e pelos piratas que aportavam ali. A Guarda do Embaú ficou conhecida nacionalmente depois que o modelo e ator Paulo Zulu foi morar no local e construiu sua pousada. Na mesma direção distando 70 km de Floripa encontramos Garopaba. Descoberta pelos surfistas na década de 70, suas ondas espetaculares atraem turistas de todas as partes do país. O cenário do lugar é formado por lagoas, montanhas, rios e costões que emergem por todos os lados. Também não faltam matas, trilhas ecológicas, cachoeiras e diversas alternativas para praticar o ecoturismo. Do mar para a serra. Ainda no estado de Santa Catarina ficamos cara a cara com a Serra do Rio do Rastro. Dirigir nesta estrada é uma emoção indescritível. Só ao vivo que se pode ter a ideia real do que é subir e descer por essa estrada. Um verdadeiro caracol por onde cruzamos com veículos grandes e pequenos em cujas curvas estreitas alguns caminhões precisam manobrar para seguir viagem. A subida da serra começa na cidade de Lauro Muller e termina em Bom Jesus da Serra. Recentemente um site espanhol promoveu um concurso para saber qual a estrada mais surpreendente do mundo e ofereceu 14 opções. As alternativas foram obras monumentais de engenharia de todas as partes do mundo. O que chamamou a atenção é que os internautas votaram em massa na catarinense Serra do Rio do Rastro, que obteve o triplo de votos da segunda opção, uma ponte na Noruega. São 283 curvas em apenas 10 quilômetros da rodovia que liga o litoral ao alto de uma montanha a quase 1,5 mil metros acima do nível do mar. De cima, vista de um mirante, o visual é deslumbrante. De dia, parece uma grande escadaria. À noite, a estrada iluminada lembra uma gigantesca árvore de Natal (confira no link abaixo).

Depois desta emocionante subida estão as cidades consideradas mais frias do Brasil. Passamos por algumas delas: São Joaquim, Urubici e São Jose dos Ausentes. Fizemos uma parada e pernoitamos em São Joaquim, concluindo a nossa passagem pelo estado de Santa Catarina. Ingressamos no Rio Grande do Sul através de São José dos Ausentes e fizemos base em Cambará do Sul-RS, para visitar o Parque Nacional de Aparados da Serra onde fica o Cânion do Itaimbezinho, com vista para as cachoeiras da Andorinha e Véu de Noiva e o Parque Nacional da Serra Geral onde fica o impressionante Cânion Fortaleza, a cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo. Depois de explorar os circuitos existentes no entorno destes dois parques, fomos recarregar as baterias em Gramado-RS. Encontramos Com Ana Maria e Antônio José, um casal de amigos de Fortaleza que estava conhecendo a cidade e apreciando o Natal Luz. Com eles curtimos alguns momentos juntos. Gramado é uma das nossas cidades preferidas, estivemos lá pela quarta vez e sempre ficamos surpreendidos com a beleza da cidade.

Seguimos para São José do Norte-RS, onde pernoitamos e no dia seguinte fomos ver os Leões Marinhos nos Molhes da Barra. Atravessamos de balsa a Lagoa dos Patos e chegamos em Rio Grande, cidade mais antiga do Rio Grande do Sul. Seguimos para Pelotas-RS onde estava agendada para o dia 27/11 a revisão de 10.000 km do nosso possante. Na cidade de Pelotas fomos conhecer as Charqueadas Santa Rita 1826 e São João 1810 que no início do século XIX totalizavam 22 e eram responsáveis pela econômia do município. Esta indústria promoveu o surgimento e o crescimento de várias atividades econômicas colaterais, como a atividade hoteleira, comercial e cultural, sendo o Teatro Sete de Abril, herança desta época o mais antigo em atividade no país. Cabe também destaque para a Charqueada São João que serviu de cenário para o seriado A Casa das Sete Mulheres, exibido pela Rede Globo. A consolidação das charqueadas, grandes propriedades rurais de caráter industrial, contou com a efetiva participação de José Pinto Martins que no ano de 1779, vindo de Aracati-CE, fugindo da trágica seca dos três setes (1777) se instalou na cidade de Rio Grande, dando inicio a produção da carne conservada através do sal e do sol que era naquela época exclusividade do nordeste.

Assim, concluímos nosso roteiro pelo Brasil e no dia 28/11, quase um mês depois de sair de Fortaleza cruzamos a fronteira Brasil Uruguai tendo como nossa primeira parada a praia de Punta del Diablo, um lugar cheio de mística, estilo Jericoacoara-CE, alimentada pelo seu nome e pelas velhas histórias de naufrágios. O lugarejo ainda é uma vila de pescadores e artesãos, que vivem ao ritmo das estações e das marés.No verão, os barcos saem para pescar e vender suas capturas para os turistas, sob o voo das centenas de gaivotas. No mesmo dia chegamos em Punta del Este e aqui estamos tendo tempo de atualizar o nosso site com a postagem deste diário de bordo com os primeiros trinta dias de viagem. Já fizemos passeios em toda a peninsula, aproveitando o sol que brilhou no dia seguinte a nossa chegada. Agora, no conforto do Hotel Casapueblo, obra do artista uruguaio Carlos Paez Vilaró, um dos edifícios mais emblemáticos do país, onde cada pôr de sol é uma cerimônia mística, estamos curtindo dias nublados de baixa temperatura, saboreando vinho e frutos do mar, com vista para a cinematográfica Punta Ballena. Além dos lugares que visitamos, conhecemos também varias pessoas que contribuiram com dicas e boa acolhida nestes trinta dias de estrada. Como não é possível citar o nome de todos, fica aqui os nossos agradecimentos ao pessoal da Pousada Ares da Serra em Gramado, liderados pela sua proprietária Beatriz, a equipe da Concessionária Kyodai Mitsubishi Motors-Pelotas, representada pela sua Gerente Teresinha Magalhães, ao Suiço do Restaurante Atalaia e ao Mário do Hotel Arpini em São José do Norte-RS, ao André e sua esposa, proprietários da Pousada Anjo da Guarda em Guarda do Embaú-SC, aos motociclistas do Barracuda Moto Club. Assim que for possível, atualizaremos o site com um novo diário de bordo.

"Ninguem descobre terras novas se não estiver disposto a perder de vista a costa por muito tempo"

André Gide

Aida Plutarco Viana 26.12.2014 15:52

Maravilhoso!!! curtam bastante as maravilhas da natureza. Felicidades !!

Mario e Carmen 19.12.2014 13:42

Rodrigo, estamos em Puerto Natales, ficaremos aqui até sábado 20/12 ou domingo 21/12.Estamos no Hotel Casa Lucy, Rua Miraflores,969.Aguardo Contato.

Rodrigo 18.12.2014 04:25

Nesta quinta vamos para o Parq.Nacional de Ushuaia. Poderíamos nos encontrar. Onde vcs estão alojados ? Sexta vamos para Porvernir e depois Punta Arenas.

Mario e Carmen 18.12.2014 05:45

Rodrigo, Amanhã seguiremos cedo para Puerto Natales(8:30).Lá ficaremos até sábado ou domingo. Te mandarei e-mail.Aqui estamos no Hotel Campanilla.

Rodrigo 18.12.2014 04:20

Olá. Hoje, 18 de dezembro, quase nos encontramos aqui em Ushuaia.
Nos estamos naquela Hilux preta. Sou eu (Rodrigo), minha esposa Cris, e nossos 2 filhos....

Guilherme 12.12.2014 11:26

Parabéns. Lugares lindos e um roteiro excelente, que além de relatar os fatos históricos dos locais possa ajudar na viagem de muitas outras pessoas. Abs

Mario e Carmen 13.12.2014 05:04

Estamos tentando da melhor forma fazer com que outras pessoas nos acompanhem nesta viagem. Continue opinando através de comentários.

Mariella 12.12.2014 02:15

Nossa! Sensacional essas imagens. Cada lugar mais lindo que o outro! Estou muito feliz por vocês. E que venham mais fotos e histórias! Grande abraço, Mariella.

Mario e Carmen 13.12.2014 05:13

O nosso dia hoje foi intenso. Percorremos a Peninsula Valdés e o que vimos é indescritível. Nem Darwin acreditou no que viu. A patagônia é incrível.

Andre Falcao 11.12.2014 21:27

Parabens amigos Ze Mario e Carmem. O site esta muito bem elaborado e o projeto e simplesmente FANTASTICO! Eu, como amante de viagens de aventura estou em Extase

Mario e Carmen 13.12.2014 04:46

Brigado Dr. André.Já estamos na Patagônia Argentina (Puerto Madryn) e continuamos rumo a Ushuaia. De lá atualizaremos o DB e te mandarei um aviso.

Mario e Carmen 10.12.2014 23:26

Já passamos por Montevideo, Colônia Del Sacramento, Buenos Aires, Mar del Plata e hoje estamos em Bahia Blanca. A expedição continua. Adelante daremos notícias.

Raffaella 10.12.2014 13:05

Olá Carmem e Mário. Que cenário lindo! Estou amando as fotos! Continuem aproveitando e semeando amor. Raffaella e Jean.

Cláudio Quintanilha 06.12.2014 00:16

Olá, Mário. Olá, Carmen.
O sonho de muitos, realizado por pouco de muita coragem. Vocês dão exemplo de determinação e vida.

UM SHOW!

Mario e Carmen 10.12.2014 23:31

Obrigado pelas palavras de incentivo. Continue nos acompanhando. Hoje estamos em Bahia Blanca, em breve Patagônia. Continue nos acompanhando.

João luis Fontenele sales 04.12.2014 18:35

Bacana sua expedição , ainda vou ter a sua disposição de viajar desta forma !
Curta bastante !
Tenha um feliz natal e um próspero ano novo !!
João luis

Mario e Carmen 05.12.2014 20:01

Nos alegra que gustó.

Rapa3 04.12.2014 17:48

Ótimo e completo relato. Na volta iremos comer uma costela suina no "BISTRÔ DA CHEF REGINA" em Natividade da Serra.

Mario e Carmen 05.12.2014 19:59

Aceptado la invitación com todo placer.

Luiz e Ivy 04.12.2014 14:39

Estamos acompanhando tudo! Deve estar sendo emocionante.

Mario e Carmen 05.12.2014 19:54

Todo es muy emocionante.

eyal dvori 04.12.2014 13:58

Muito bom.

Mario e Carmen 05.12.2014 19:49

Gracias, mantenernos siguiente.

Má. Assunção 04.12.2014 10:11

Parabéns amigos .As fotos e acredito que a viajem está belíssima ,curtam e sejam felizes .

Mario e Carmen 05.12.2014 19:44

Tudo este ser ótimo, estamos disfrutando mucho.

Comentários recentes

12.10 | 14:09

Brigado Ronaldo Salles. Grande abraço!

08.10 | 16:47

Maravilha de relato... Expedição fantástica !! Melhor ainda por que foi com esse icônico carro, Defender é símbolo de liberdade e aventura. Abraços de Landeir