DIARIO DE BORDO 01 A 25/12/2014

IMAGENS DO DIARIO DE BORDO

CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA A NOSSA ENTREVISTA NA TV VERDES MARES

http://g1.globo.com/ceara/bom-dia-ce/videos/t/edicoes/v/casal-de-cearenses-percorre-toda-a-amercia-do-sul-de-carro/4010773/

DIARIO DE BORDO 01 a 25/12/2014

Depois de oito dias em Punta del Este-RU, onde tivemos oportunidade de também conhecer as Praias de Punta del Diablo, José Ignacio e La Paloma, chegou a hora de partir. Assim, dia 06 de dezembro seguimos em direção a Montevideo-RU e Colônia del Sacramento-RU. Na verdade, Tanto Punta del Este quanto Montevideo e Colônia del Sacramento, estavamos visitando pela sugenda vez pois na nossa Segunda Expedição já haviamos visitado estas cidades e também a Capital Federal. Esta segunda visita nos permitiu conhece-las melhor pois na visita anterior a chuva intensa não colaborou e a nossa estadia além de curta havia sido bastante prejudicada. Buenos Aires-RA, seria o nosso próximo destino e voltamos a fazer a travessia do Mar del Plata no Ferry Buquebus.

Dia 07 de dezembro, pela segunda vez na cidade, onde el Tango Vive, ficamos mais à vontade para percorrer as suas ruas, rever com mais calma alguns pontos turísticos, nos preparando para seguir viagem rumo a Ushuaia, extremo Sul da Argentina, cujo intinerário percorrido pela Ruta 3, corta as Provincias de Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego. Para nós, a partir dali era tudo desconhecido. Iniciamos viagem rumo a Patagonia dia 09 de dezembro alcançando a cidade de Mar del Plata-RA. Como no verão do Sul do Continente, os dias são mais longos, havendo luz do sol até por volta de 22:00hs, tivemos oportunidade de visitar a orla e o centro da cidade que gira em tono da peatonal San Martin. A cidade possui uma praia urbana bastante movimentada e curiosa. Toda extensão da orla é ocupada por barracas cercadas que cobram pelo acesso aos seus serviços, tornando-a uma praia quase privada. Para ter acesso ao mar, as pessoas que não pagam o serviço têm que procurar espaços entre as barracas usando as suas próprias cadeiras e guarda sol.

Baia Blanca-RA, nosso próximo destino é uma cidade tipicamente portuaria e pouco oferece no quesito turismo. Circulamos rapidamente pela cidade e pernoitamos em Punta Alta que fica nos seus arredores e serve como parada estratégica para quem viaja em direção a região mais austral. Ingressamos em Território Patagônico que oficialmente começa a partir do Rio Negro e chegamos em Puerto Madryn-RA, dia 10 de dezembro. Puerto Madryn é uma cidade bastante charmosa. Conhecida como a capital Nacional do Mergulho atrai gente do mundo inteiro que também a utilizam como base para passeios na Peninsula Valdez-RA, ou outras reserva ecológicas mais ao sul. Foi na peninsula Valdez, um verdadreiro santuário de vida marinha e terrestre que encanta a todos pela sua beleza impar, que pudemos observar Pinguins de Magalhães, Lobos e Elefantes marinhos. Com alguma sorte, chega-se a ver baleias Francas Austrais que de setembro a meados de dezembro passam a habitar as suas aguas profundas e protegidas para parir. Não tivemos esta sorte!

Continuando a nossa Expedição rumo a Comodoro Rivadávia-RA, passamos pela cidade de Gaiman-RA, e lá conhecemos a "Casa de Té Galesa" que foi visitada pela Princesa de Gales Lady Daiana. Lá saboreamos um autêntico chá galês acompanhado com uma grande variedade de tortas, pães e bolos, com destaque para a torta galesa. No mesmo dia conhecemos a Reserva Natural dos Bosques Petrificados. Este monumento natural abriga arvores petrificadas com uma idade aproximada de 75 milhões de anos cujo conjunto colorido em uma região desertica, formam um cenário paisagistico indescritível. Pernoitamos em Comodoro Rivadavia-RA, que têm significativa importância econômica em função de ser uma grande produtora de petróleo mas não têm muito a oferecer como destino turístico. Da mesma forma, Rio Galegos que no passado teve grande importância como produtor de lã, hoje também se destaca como produtora de petróleo. Nesta cidade dormimos no dia 15 de dezembro para no dia seguinte atravessar em um transbordador o Estreito de Magalhães e chegar em 16 de dezembro a Ushuaia-RA, considerada a cidade mais austral do mundo.

Para chegar em Ushuaia percorremos cerca de 120 km em estrada de rípio em territótio chileno e argentino, passando por três aduanas e enfrentando fortes rajadas de vento que nesta região da Patagônia chegam com facilidade a 120km. Ushuaia conhecida internacionalmente como "o fim do mundo" é visitada por turistas e aventureiros de todo o planeta. O turismo na cidade passou a ser explorado depois do fechamento do célebre presidio de Ushuaia em 1947. Da cidade podemos contemplar o Canal de Beagle, montanhas com picos nevados e nos arredores da cidade bosques, rios e os Lagos Escondido e Fagano. Visitamos o Parque Nacional Tierra Del Fuego com suas paisagens belíssimas e o incrivel Correio do Fim do Mundo, uma pequena estação postal do Correio Argentino operada por um simpático carteiro, de onde se pode enviar um cartão postal para qualquer lugar do mundo. Para testar a sua eficiência, enviamos um cartão postal para a nossa família no Brasil. Embarcamos no Trem do Fim do mundo cuja mão de obra dos presos foi utilizada para a construção das linhas ferreas e para a retirada de lenha para a cozinha e para o aquecimento do presidio. Navegamos de Catamarã pelo Canal de Beagle onde avistamos o famoso farol, aves como Cormorones, pinguins, leões marinhos e uma paisagem exuberante. Fizemos trekking no Glaciar Martial que do alto do seu mirante apresenta uma vista privilegiada da cidade e do o Canal de Beagle. Saboreamos o famoso centola e outros frutos do mar. Enfin foram dois dias intensos mas já era hora de partir.

Novamente na estrada, por carreteras do Chile e da Argentina, aduanas, vistorias de bagagens... A nossa passagem pelo Estreito de Magalhães que na ida foi tranquila nos permitindo contemplar o cenário durante toda a travessia, desta vez se apresentou extremamente instavel, com ondas arrebatadoras que chegavam a banhar os carros que estavam no convés do transbordador(o nosso levou um banho). Foi uma travessia "com emoción". Novamente no Chile, pé na estrada rumo a Punta Arenas-CH, mais surpresa. Depois de chuva e muito vento veio a neve. Por incrivel que pareça em um curto trecho da estrada nevou e tudo ficou branquinho. A patagônia é realmente surpreendente. Em Punta arenas conhecemos a Zona Franca, circulamos a pé pelo centro da cidade e de carro pela Costanera que margeia o Estreito de Magalhães - canal que por muito tempo serviu de principal conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Em Puerto Natales ficamos por mais tempo. Situada às margens do Canal Última Esperanza, com vista para as montanhas nevadas da Cordilheira do Andes, tem o Parque Nacional Torres del Paine como sua maior atração por isso, especialmente no verão, recebe uma grande quantidade de turistas e mochileiros do mundo todo. Fora da alta estação (outubro a abril) o frio é intenso e muitos locais não funcionam. Mesmo assim, os ventos fortes que sopram o ano inteiro, mesmo no verão provocam uma intensa sensação de frio, mesmo com temperatura entre 6ºC e 17ºC.

 

Mais uma vez na estrada, Aduana do Chile, depois da Argentina, agora rumo a El Calafate-RA. Localizada às margens do Lago Argentino a cidade respira turismo, suas ruas sempre cheias de viajantes do mundo inteiro é ponto de partida para o Parque Nacional Los Glaciares onde esta situado um dos maiores atrativos da Patagônia: o surpreendente e impactante Glaciar Perito Moreno. Foi esta cidade que escolhemos para passar o Natal. Aqui tivemos a oportunidade de vêlo de vários ângulos: Através das escadarias do parque, navegando de catamarã pelo Lago Argentino, fazendo trekking com orientação de guias especializados e ao final brindando com wisky servido com gelo do próprio glaciar. Faltam palavras para definir a beleza que é a imensidão de gelo cristalino com com tons azulados. Um gigante de 250km2 e 60 metros de altura em relação ao nível do lago. De uma turista brasileira que como nós também visitava o glaciar pela primeira vez ouvimos o seguinte comentário: "Por melhor que sejam as fotos que se consiga fazer deste local, nada se compara com a sensação de estar aqui presente e poder desfrutar do privilégio de contemplar este visual"

 

Mario e Carmen 14.03.2015 21:27

Narcelio, obrigado pelas palavras. Em breve estaremos postando Diario de Bordo atualizado até nossa chegada em Fortaleza.

Narcelio Meireles 14.03.2015 00:49

Parabéns pela belíssima viajem e roteiro dignimo de um jornalista.

Mario e Carmen 09.03.2015 16:21

Lúcia,Bira, ontem o Fantástico mostrou cenas dos locais que percorremos.Hoje a Novela Sete Vidas inicia com imagens da Patagônia.Viu a nossa entrevista no G1?

lucia rayol 09.03.2015 12:55

Mário e Carmem, saudades de vocês amigos queridos. Esta viagem com certeza foi espetacular, conheci alguns dos lugares que vocês visitaram,como os GLACIAS.Lindo

M. Assunção Crispim. 06.03.2015 02:02

Parabéns . Acredito que foi Maravilho, ver as imagens ao vivo .parabens ver a natureza bem de pertinho . Amiga o que você via nos livros agora você confirmou .

Mario e Carmen 07.03.2015 13:33

Assunção, obrigado pelas palavras. E continue nos acompanhando. Não deixe de ver a nossa entrevista no G1 do dia 04/03.

Dóris Azevedo 05.03.2015 18:19

Oi, Mário e Carmem!
Parabéns pelo bem viver.
Aguardamos apresentação no fantástico.
kkkkk

Mario e Carmen 07.03.2015 13:28

Dóris e Marcos, grande abraço. Continue nos acompanhando que ainda teremos emoções "fantásticas" para compartilhar com vocês.

Franci 05.03.2015 17:09

Muito massa, estão de Parabéns ...

Mario e Carmen 07.03.2015 13:36

Franci e Carlos que nos receberam em Paracatu-MG, grande abraço.

Alonso 25.02.2015 11:27

Tenho 31 anos, e com certeza vcs serão minha inspiração para realizar o mesmo sonho, parabéns, já começarei a organização de agora!!

Mario e Carmen 25.02.2015 13:57

Alonso, é bom saber que estamos servindo de inspiração para outras pessoas mais jovens. Grande abraço e sucesso na realização do seu sonho.

Raffaella e Jean 26.01.2015 21:07

Uau! As fotos são incríveis e o diário idem! Estamos a esperá-los com um bom vinho para escutarmos suas histórias! Deus os acompanhem!

Mario e Carmen 27.01.2015 01:07

Rafaella e Jean, hoje estamos em Copacabana-Bolívia, amanhã estaremos em Cusco-Peru. Em breve estaremos em Fortaleza. O vinho é por nossa conta. Aguardem!

javier 03.01.2015 01:25

desde la hosteria de la villa en Bariloche los seguimos

Mario e Carmen 03.01.2015 02:41

Javier e família, amigo da Hosteria de la Villa na qual estamos hospedados em Bariloche. Obrigado por tudo, seguiremos sempre lembrando de vocês.

Zedochoque 02.01.2015 20:44

Um MUTANTEABRACOS amigos foi um prazer conhecê-lo s uma boa viagem.....zedochoque

Mario e Carmen 03.01.2015 02:39

Grande Zé, Motociclista de Bauru-SP que conhecemos no Glaciar Perito Moreno. Muita coragem, determinação e histórias para contar. Grande abraço.

viviana 30.12.2014 18:29

Imagino que seja mesmo maravilhoso, mais uma lua de mel. Feliz Ano Novo!

Mario e Carmen 03.01.2015 02:35

Viviana, retribuímos e agradecemos. Tudo pela Patagônia é realmente maravilhoso. Vale muito a pena conhecer. Continuaremos dando notícias.

Ventura 29.12.2014 23:26

Mario e Cármen, parabéns pela coragem de viver esta aventura tão sonhada por muitos, mas realizada por poucos.

Mario e Carmen 03.01.2015 02:33

Ventura, agradecemos pelas suas palavras continue nos acompanhando.

Mário Jr e Família 29.12.2014 18:54

Isso é que é viajar no Perito Moreno: ver, ouvir, sentir, andar por ele e no final tomar um whisky com o seu gelo!

Mario e Carmen 03.01.2015 02:31

Mario Jr, a viagem pelo Glaciar Perito Moreno só é completa se for assim. Quando você vier, faça do mesmo jeito.

eyal dvori 26.12.2014 18:52

Pergunta!, o Perito Moreno ainda cresce???

Mario e Carmen 03.01.2015 02:28

Eyal, desde 1917 quando foram feitas as primeiras medições, o glaciar avança e retroage de ano para ano. Mas, conserva o mesmo volume verificado naquela ocasião

eyal dvori 26.12.2014 18:51

Caros Carmen e Mario, obrigado por me lembrar algumas antigas memorias de Mochileiro nos anos 1987 e 1988 em lugares como a Patagônia e Torres del Paine.

Mario e Carmen 03.01.2015 02:23

Eyal, sempre lembramos de vocês quando cruzamos com Jeeps igual ao seu. Tudo que você viu continua preservado. Vale a pena ver de novo.

Mariella 26.12.2014 18:37

Sensacional. Que belíssimos lugares! Avante...

Mario e Carmen 03.01.2015 02:21

Mariella, Estamos desbravando e descobrindo novos lugares que depois poderemos percorrer juntos...

Franci e Carlos 26.12.2014 16:07

Fantástico, não imaginava que vocês iam ver tantas maravilhas.E para fazer uma viagem dessa precisa de muita coragem e disposição.
Parabéns para vocês!!!

Mario e Carmen 03.01.2015 02:18

Franci e Carlos, muito mais curiosidade em descobrir. Coragem e disposição são consequências.

JOSE MAURICIO DE LIMA 26.12.2014 14:57

Muito bom! Quando eu crescer quero ser igualzinho.

Mario e Carmen 03.01.2015 02:14

Mauricio, ainda estamos em Bariloche. A revisão do Carro não deu certo aqui. Seguiremos p/Neuquén. De lá daremos noticias sobre o roteiro.

Janaina 26.12.2014 14:35

Que massa!! Viajei com vocês no texto... Muito feliz por vocês que me inspiram a um dia também chegar ai... Feliz ano novo!! Bjs nos dois...

Mario e Carmen 03.01.2015 02:11

Janaina, bom ter vocês como companhia, compartilhando nossas descobertas. Continue nos acompanhando. Abraço em todos.

marcus borges 26.12.2014 11:15

Que maravilha fico feliz pela essa grande aventura e pela grande oportunidade de vocês estarem mais próximo de deus que é essa grande natureza do nosso planeta

Mario e Carmen 03.01.2015 02:08

Marcos, ficamos felizes por vocês estarem nos acompanhando. Continuaremos dando notícias.

Comentários recentes

12.10 | 14:09

Brigado Ronaldo Salles. Grande abraço!

08.10 | 16:47

Maravilha de relato... Expedição fantástica !! Melhor ainda por que foi com esse icônico carro, Defender é símbolo de liberdade e aventura. Abraços de Landeir

27.04 | 22:41

Brigado Lelei. Um dia voltaremos! Grande abraço!👍

27.04 | 22:28

Que bacana..Parabéns..Quando quiserem Voltar estou a disposição. Abraço